Jovens Profetas

Isto é uma ordem: sê firme e corajoso. Não te atemorizes, não tenhas medo, porque o Senhor está contigo em qualquer parte para onde fores.” (Jos 1, 9) 

Essa palavra foi dirigida pelo Senhor ao Jovem Josué. Após a morte de Moisés, o jovem Josué é escolhido para guiar e introduzir o povo na terra prometida. Uma ordem repetida muitas vezes na bíblia, ser corajoso!

Josué fora escolhido pra terminar a missão começada por Moisés, este que conduziu o povo na libertação do Egito, mas pela desobediência ele também, junto com a geração de seu povo, não pôde entrar na terra prometida, então, o Senhor escolhe um jovem, Josué, para conduzir o povo. Josué é no antigo testamento o personagem que melhor representa o Messias que havia de vir. A sua missão é parecida com a do Messias (Jesus), enquanto Josué introduz o povo na terra prometida aqui na terra, Jesus introduz a todos nós, o povo de Deus, na terra prometida celeste, no Céu. Nessa passagem devemos salientar a juventude de Josué, e nas ocasiões onde essa ordem á dada, é sempre dada a um jovem, como foi também o caso de Salomão (I Rs 2, 2), essa ordem é dada por Deus, sem forçarmos muito os textos bíblicos, a toda a juventude. Jovem, o Senhor diz pra você a cada instante: Seja firme e corajoso! Porque a força da juventude aliada a força do alto, é invencível.

Santo Agostinho nos ensina em sua obra sobre a Graça de Deus que, se um homem com sua livre vontade aceita viver a santidade, se de todo o coração se entregar a isso, e a graça de Deus o ajudar, ele é capaz de viver sem pecar, argumenta que, não é porque nunca tenha existido tal fato, visto que todos nós pecamos, exceto Jesus, só por isso não quer dizer que não seja possível que isso aconteça. Portanto, a graça de Deus nos auxilia o tempo todo nessa empreitada, de permanecermos firmes na santidade e corajosos na missão, o Espírito Santo vem sempre em socorro das nossas fraquezas (Rom 8, 26), e isso nos garante que se nossa vontade adere a vontade de Deus, não estaremos desamparados em nosso caminho. 

Sejamos corajosos e ousados na missão, não é nosso mérito sermos chamados, pois fomos criados em Cristo para as boas obras (Efe 2, 10), anunciar o evangelho não é motivo de glória, e sim uma obrigação dos batizados (I Cor 9, 16), é nossa missão como parte de uma igreja missionária, nascida em missão, publicando as maravilhas de Deus (At 2, 11). Nossa natureza nos leva a Deus, como ensina Santo Agostinho, nosso coração tem um desejo insaciável, que só será satisfeito quando se encontrar com Deus. A humanidade tem procurado Deus de diversas formas, e muitas vezes não tem encontrado, porque tem procurado em lugares errados, mas nós precisamos apontar o caminho certo, pois se fazemos parte de uma igreja una em Pedro, não podemos esquecer que somos de igreja missionária em Paulo, Ele que viveu a evangelização como obrigação (I Cor 9, 16), Ele que viveu como embaixador e prisioneiro da missão e do evangelho (Efe 6, 20), e levou a igreja e o evangelho de Cristo entre os pagãos. 

Se fazemos parte da igreja de Cristo, fazemos parte também de sua missão. E a missão da igreja é levar o evangelho até os confins do mundo (At 1, 8; Lc 24, 47), somos de uma igreja missionária, que precisa de jovens profetas. A missão Ad Gentes, que começa a partir do decreto desse mesmo nome do concílio vaticano II, nos manda exercer o ministério de Paulo, o decreto pretende reavivar a chama do ardor que existiu entre os apóstolos e anunciar o evangelho oportuna e inoportunamente, em todo o tempo e lugar, o mandato missionário da igreja é pra hoje! 

A força da juventude não pode ficar de fora dessa missão, por isso o Senhor nos ordena mais uma vez: seja forte e corajoso! Pra anunciar a Cristo morto e ressuscitado, pra proclamar as maravilhas do Senhor e denunciar as ciladas do mal. Vivemos um tempo de combate! São muitas as armadilhas, nas novelas, nos programas de televisão, nas próprias leis! Devemos denunciar cada investida do mal! Só assim poderemos ser considerados jovens profetas, estando ao lado da palavra de Deus e da igreja, porque elas são as nossas guias, a palavra de Deus interpretada pelo magistério da igreja e a santa tradição! Nos apeguemos, jovens profetas, a santa palavra e a santa igreja, mistérios de salvação deixados pra nós por Jesus! Não podemos nos calar diante de coisas tão malignas, precisamos denunciar, e dizer não! Onde nós estivermos, com a palavra e com as atitudes, no nosso modo de ser!

Carlos Maximiliano 
Coordenador Estadual do MJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário