O Rosário



O Rosário ou o terço mariano é um excelente meio para o discípulo se aproximar do mestre Jesus. Alguns poderiam até questionar: vou recorrer a Virgem Maria para me unir a Jesus? Não seria melhor ir até ele diretamente, já que Ele é o Mestre?
É aqui que nos enganamos, pois a Virgem Maria, além de ser a mãe, é a discípula mais perfeita do Senhor. Não há ninguém que possa melhor ensinar a sermos discípulos de Jesus do que ela: a obediente, a humilde, a casta, a pura, enfim, aquela que possui todas as qualidades de discípula elevadas ao mais alto grau. E o melhor de tudo é que Jesus nos confiou a ela aos pés da Cruz. Por isso, é com razão que o Papa Bento XVI nos exortou dizendo: Permaneçam na escola de Maria. Inspirem-se nos seus ensinamentos. Procurem acolher e guardar dentro do coração as luzes que ela, por mandato divino, envia a vocês a partir do alto.
E ainda o Beato João Paulo II: Cristo é o Mestre por excelência, o revelador e a revelação. Não se trata somente de aprender as coisas que Ele ensinou, mas de "aprender a Ele". Porém, nisto, qual mestra mais experimentada que Maria?... de entre os seres humanos, ninguém melhor do que Ela conhece Cristo, ninguém como a mãe pode introduzir-nos no profundo conhecimento do seu mistério. Percorrer com Ela as cenas do Rosário é como frequentar a "escola" de Maria para ler Cristo,penetrar nos seus segredos, compreender a sua mensagem.
Daí provém a importância do Santo Rosário. Pois a familiaridade com Jesus é facilitada pela oração do Rosário. A Virgem Maria sempre vai nos apontar Jesus: Fazei tudo que Ele vos disser. (João 2,5).
O centro do Rosário é sempre Cristo. O Rosário é uma oração amorosa e profunda, devoção querida da piedade popular, que nos mostra ser uma oração Bíblica, pois é cristológica, uma espécie de resumo do Evangelho que concentra a profundidade de toda a mensagem de Cristo. Portanto, rezar o Rosário é passear pelo Evangelho em união com Maria Santíssima.
Portanto, a mais perfeita de todas as devoções é incontestavelmente aquela que nos configura, une e consagra mais perfeitamente a Jesus Cristo. Ora, sendo Maria entre todas as criatura a mais configurada a Jesus Cristo, daí se conclui que de todas as devoções, a que melhor consagra e configura uma alma a Nosso Senhor é a devoção a Maria, sua santa Mãe; e quanto mais uma alma for consagrada a Maria, tanto mais será a Jesus Cristo. Nunca como no Rosário o caminho de Cristo e o de Maria aparecem unidos tão profundamente. Maria só vive em Cristo e em função de Cristo. (Beato João Paulo II).
O Rosário além de ter como centro os mistérios de Cristo, em conexão com a Trindade Santa e a vida de Nossa Senhora, ele torna presente as circunstâncias de nossa existência: alegrias, esperanças, angústias, inspirações, bem como dores e decepções.
Discípulos e discípulas de Jesus, não percamos tempo, sigamos o nosso Mestre Jesus na escola da Virgem Maria.


Fonte: Sentinelas da Manhã: Um caminho de discipulado

Nenhum comentário:

Postar um comentário